ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE INCENTIVO À COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE CAFÉS ESPECIAIS NO ESTADO DO PARANÁ
Abstract
Como o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café, os cafés especiais do Paraná devem ser estimulados para maior poder de competitividade no mercado internacional, já que este, por sua vez, possui potencial natural para este segmento. A base na análise de estruturas de incentivo dentro da cadeia sustentável de cafés especiais no Paraná, está relacionada a capacitação do produtor, confiança nas relações e na inibição do oportunismo, além do valor agregado a sustentabilidade, que pode aumentar a renda do produtor e ainda gerar reconhecimento, não somente do produtor, mas também da região. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, com base em pesquisas teóricas sobre a cafeicultura paranaense e o incentivo a cadeia de alto valor agregado de café. Os resultados apontam que uma das formas de incentivo a sustentabilidade é o estreitamento das relações entre os elos da cadeia, pois, ao gerar confiança, diminui-se os custos das transações, por consequência, aumenta-se a cooperação e o desempenho do setor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).