IMPACTOS DA SUSTENTABILIDADE NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Abstract
Devido os impactos ambientais provocados pelas indústrias, aumento e desperdício de recursos materias, minerais e energéticos, bem como sua escassez, despertaram o interesse da população e dos órgãos políticos e ambientais para a preservação do meio ambiente. Em meio a este cenário, a produção e desenvolvimento sustentáveis passam a ter maior notoriedade, impactando diretamente nas estratégias e diretrizes de diversas organizações. Uma das áreas afetadas por estas mudanças é o planejamento e controle da produção (PCP), que passa a ter de desenvolver novas soluções e adaptar-se à produção sustentável. Por esta razão, o artigo em questão tem como objetivo avaliar os impactos da sustentabilidade no PCP. O método para tal consiste na realização de uma revisão sistemática de pesquisas que contemplem estudos de caso abordando o assunto e apresentando possíveis problemas e soluções para situações que envolvem a sustentabilidade nas operações manufatureiras. As buscas pelos documentos foram realizadas nas bases Web of Science, SCOPUS e ScienceDirect, e utilizou-se uma combinação de palavras-chave que representam sustentabilidade e planejamento e controle da produção. Um total de 47 pesquisas de estudos de caso foram analisadas integralmente, tendo sido identificada como principal abordagem sustentável a área de Energia. Os resultados das análises apontam como principais mudanças no PCP a redução no consumo de energia, emissão de gases e custos, aumento da rentabilidade, otimização no uso de máquinas, estratégias nas atividades de produção e produto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).