DE EMPREGADO A EMPREGADOR: COMPREENSÃO DAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DE EX-FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS DE TI NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Abstract
O empreendedorismo é um fenômeno cultural, social e econômico que tem ganhado força nos últimos anos e pode ser definido como o processo de criação de um novo negócio, produto, serviço ou mercado. O presente trabalho teve por objetivo central compreender a trajetória empreendedora de ex-funcionários de empresas de Tecnologia da Informação (TI) da cidade de Maringá, tendo em vista a consolidação da cidade como polo da área de TI, contando atualmente com aproximadamente 400 empresas desse setor. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e qualitativa, teve sua coleta dos dados feita por entrevistas semi estruturadas e a análise se deu via análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As entrevistas foram realizadas com 6 jovens empresários, com idades entre 24 e 34 anos. Os principais resultados obtidos nessa pesquisa iniciam com a compreensão dos fatores de motivação para o empreendedorismo, que não se resumem a ganhos financeiros, mas sim a um propósito maior: o sonho empreendedor e a vontade de ser e promover a mudança na vida das pessoas e em sua própria. Foi possível compreender também quais foram os incentivos e os medos enfrentados por esses profissionais, além de entender o que mudou profissionalmente e pessoalmente desde a saída desses indivíduos do emprego formal. Complementarmente, foi possível identificar a satisfação desses empreendedores com a nova trajetória.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).