UM ESTUDO SOBRE AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS A PARTIR DO MODELO DE HÉLICE TRÍPLICE
Abstract
Diante das exigências de qualidade dos mercados consumidores de produtos agroalimentares, o sistema de Indicação Geográfica torna-se um mecanismo inovador por possibilitar agregar valor ao produto por meio da qualidade e garantir benefícios ao desenvolvimento local. Entretanto, para se obter a certificação, é preciso que, além da organização coletiva de produtores e sociedade beneficiada, sejam comprovadas as influências geográficas, históricas e culturais que propiciam ao produto uma característica diferente aos demais. Portanto, a conscientização, o trabalho de coleta de dados e treinamento passam a ser de indispensável importância no processo de obtenção, demandando, assim, recursos financeiros e tecnológicos provenientes de programas políticos e estudos de instituições produtoras de conhecimento. Nesta perspectiva, se engloba o conceito de Hélice Tríplice, o qual se baseia no dinamismo e na inovação do conhecimento como base da geração de riqueza, como um propulsor no processo de obtenção desta certificação. Este artigo visa discutir alguns pontos sobre a interação entre os atores a partir do contexto do Modelo de Hélice Tríplice no contexto das Indicações Geográficas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).