GERENCIAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS (GAIA) APLICADO À VOLKSWAGEN DO BRASIL – UNIDADE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
Abstract
Este trabalho configura-se como um relato tecnológico porque analisa resultados de estudos envolvendo a gestão da sustentabilidade de uma organização internacional de grande porte. Focaliza e tem por objetivo a aplicação de um método gerencial voltado à identificação de oportunidades de melhorias de desempenho por meio do estímulo da percepção e da gestão por processos e indicadores (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais - GAIA). A fim de melhor entendimento deste método, destaca-se a sua aplicação na Volkswagen do Brasil – Unidade São José dos Pinhais/PR, sendo observadas as peculiaridades desta organização e a aplicação do Método GAIA. A intenção do presente Relato foi contribuir para a capacitação de pesquisadores em tecnologias gerenciais (estratégias e processos) voltados á sustentabilidade, utilizando informações disponíveis publicamente e apresentando como resultado do estudo algumas reflexões que podem estimular os agentes reais da mudança nos processos produtivos a adotarem métodos gerenciais para melhoria de desempenho em organizações de qualquer porte ou setor, em especial aquelas que atuam em mercados competitivos internacionais, como é o caso da empresa utilizada como objeto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).