DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DOS PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Abstract
O presente trabalho tem por definição o estudo da logística reversa aplicada ao descarte dos resíduos sólidos e a importância da divulgação dos pontos de entrega voluntária (PEV’s) em São José dos Campos. Tem como finalidade o estudo dos PEV’s por zoneamento, buscando evidenciar de que forma a divulgação ou a falta dela influencia no descarte incorreto dos resíduos sólidos urbanos que por consequência podem gerar desequilíbrio ambiental se não tratados corretamente. A metodologia deste trabalho se baseia em uma pesquisa com propósito exploratório, tem abordagem qualitativa e o procedimento escolhido foi o levantamento de dados. A problematização consiste no questionamento, sobre de que maneira a divulgação influencia no descarte correto dos resíduos sólidos pelos munícipes? Os resultados foram obtidos através de entrevistas, um questionário e análise documental via internet, onde obteve-se a informação de que a criação dos PEV’s tem por objetivo a redução de materiais descartados em vias urbanas e também há projetos de ampliação para bairros como Urbanova e Aquarius (zona Oeste) que ainda não são atendidos. Após a realização deste trabalho pode-se verificar que os objetivos foram alcançados, por meio do método de pesquisa, percebeu-se que a divulgação é um fator essencial ao descarte correto da população. O alcance dos objetivos possibilitou a resposta de que a divulgação interfere diretamente na maneira como é feito o descarte de resíduos sólidos em São José dos Campos, tendo em vista que na maioria dos casos o conhecimento sobre os PEV’s se dá pela comunicação entre os próprios munícipes que por consequência faz com que muitos funcionários reclamem que o munícipe nem sempre conhece os materiais que o PEV realmente recebe.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).