ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE MADEIRA PLÁSTICA
Abstract
Devido a necessidade de controle dos impactos ambientais gerados pelo consumo e pela excessiva geração de resíduos, algumas empresas buscam alternativas para destinar corretamente e reaproveitar materiais plásticos que são descartados diariamente. A sociedade cada vez mais demostra preocupação em adotar práticas sustentáveis para se manter sem colocar em riscos os elementos do meio ambiente das gerações futuras. A logística reversa é uma importante ferramenta para fazer com que um produto que não seria mais utilizado seja reintroduzido ao ciclo produtivo. Baseando-se em sustentabilidade a madeira plástica vem se destacando por ser uma excelente alternativa à madeira convencional. O objeto de análise da presente pesquisa é uma empresa localizada em União da Vitória - Paraná, que fabrica madeira plástica composta 100% de plásticos reciclados que recebe de outras empresas. Foi estabelecido como objetivos, mensurar quanto as empresas fornecedoras de resíduos poupam em aterro sanitário e quanto de resíduo a empresa fabricante de madeira plástica retira do meio ambiente mensalmente. Os métodos de pesquisas utilizados são compostos pela revisão bibliográfica em periódicos, sites da internet e livros relacionados ao tema. Um survey foi encaminhado às empresas fornecedoras de resíduos. Após recebimento e análise dos dados identificou-se que referente ao custo com aterro sanitário, dentre as 4 empresas pesquisadas, apenas uma teve custo superior no envio do material à empresa fabricante e que a produção de madeira plástica, considerando as empresas parceiras, reaproveitou no último ano cerca de 15 mil toneladas de resíduosDownloads
Published
2021-09-07
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).