ANÁLISE DA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETOS, A PARTIR DA AREIA DE FUNDIÇÃO, UTILIZANDO LÓGICA FUZZY
Abstract
Devido à alta competitividade, as empresas que buscam estar sólidas no mercado devem, além das questões econômicas, também se preocupar com a gestão de seu processo produtivo, levando em consideração a sustentabilidade. Pode-se afirmar que a gestão sustentável tem sido um dos maiores obstáculos, pois muitas empresas não dispõem da devida atenção de que essa área necessita. Vale salientar que, aos poucos, isso vem sendo modificado, pois a empresa estudada utiliza-se da areia de fundição (ADF) gerada por uma empresa metal-mecânica para produção de blocos de concreto a partir dessa matéria prima diferenciada. Porém, a empresa em estudo, mesmo com esse diferencial, encontrava-se utilizando somente cerca de 80% de sua capacidade produtiva, por isso objetivou-se nesse estudo realizar uma proposta de melhoria na capacidade produtiva utilizando a Lógica Fuzzy. Assim, aplicando-se o método da Lógica Fuzzy, a partir de formulação de critérios a serem trabalhados, para que houvesse uma melhora na produção, chegou-se a um aprimoramento de cerca de 10%. Evidencia-se, portanto, que o método é um forte auxiliador para as empresas que dele se utilizam, gerando alternativas com maior confiabilidade e assertividades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).