MOTIVAÇÕES PARA AFROEMPREENDER EM TURISMO NO BRASIL: A VISÃO DE MICROAFROEMPREENDEDORES DA ÁREA
Abstract
Embora a motivação para empreender seja um tema bastante discutido na academia, o motivo que leva afroempreendedores – isto é, negros que empreendem da e para a cultura negra – a abrir seu próprio negócio ainda é pouco debatido. Trazendo uma visão do setor do turismo e com foco em microempreendedores, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as motivações de microafroempreendedores em turismo em abrir ou expandir negócios na área. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, descritiva, exploratória, que contou com amostragem não probabilística bola de neve. Foi elaborado um questionário, via Google Forms, que ficou disponível do dia 16 a 26 de junho de 2020, sendo respondido por 13 afroempreendedores que se encaixavam no perfil. Os resultados mostram que se trata de empreendedores pretos (100%), jovens (77% tem menos de 40 anos), mulheres (85%), com alta escolaridade (84% tem nível superior), cuja principal fonte de renda está no turismo (77%) e com empresas abertas há pouco tempo (50% têm menos de três anos e 29% de quatro a seis anos). Suas motivações para empreender concentram-se principalmente no fato de terem visto no afroturismo uma oportunidade e na vontade ter um negócio próprio e se tornar independente, resultado diferente do encontrado quando comparado aos empreendedores negros em geral, cujo índice de empreendedorismo por necessidade – como desemprego - é de 44,5% (Sebrae, 2019c). Os dados também revelaram outros quesitos, como influência familiar e de terceiros e ainda oportunidade de uso de rede de contatos anteriormente estabelecida.Downloads
Published
2022-03-01
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Artigos
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