CONFIGURAÇÕES DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS EM DIFERENTES FASES DO CICLO DE VIDA DE EMPRESAS HIGH-TECH EM ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo configurar as parcerias estratégicas de uma startup e identificar as influências dos seus parceiros estratégicos localizados em seu ecossistema de inovação. Esta pesquisa exploratória, de corte transversal e de aproximação longitudinal, se embasa em um estudo de caso único, focalizando as redes de relações segundo preceitos da Social Network Analysis. Os principais resultados evidenciaram que a startup possui um conjunto diversificado de investidores, o que permite o desenvolvimento e comercialização de produtos/serviços, que geraram receitas financeiras da startup. Ainda, a empresa apresenta um conjunto diversificado de relações estabelecidas com parceiros provedores de serviços tecnológicos e equipamentos. Sugestões são apresentadas para o planejamento estratégico das próximas fases do ciclo de vida desta startup. Contribuições para a academia e startups são disponibilizadas.
Palavras-Chave: Startup. Parcerias estratégicas. Ciclo de vida organizacional. Ecossistema de inovação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).