SUSTENTABILIDADE E O EMPREENDEDORISMO NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA E VEGANA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Abstract
Considerando a difusão do debate sobre ideias relacionadas ao tripé da sustentabilidade, isto é, sustentabilidade ambiental, econômica e social no âmbito empresarial e considerando também a ampliação do mercado consumidor e fornecedor de alimentos vegetarianos e veganos, o presente estudo objetivou compreender como a sustentabilidade influencia a gestão de empreendedores do segmento de alimentação vegetariana e vegana na cidade de Maringá-PR. A fim de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa apoiada em cinco entrevistas semiestruturadas conduzidas juntamente com empreendedores do ramo na cidade de Maringá. Tais entrevistas foram analisadas mediante Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Como principais resultados, destaca-se que os empreendedores se preocupam com a sustentabilidade e isso se revela na importância que conferem aos ideais sustentáveis em seus negócios. A sustentabilidade ambiental é a que mais influencia seus empreendimentos, em comparação com a sustentabilidade financeira e social. Ressalta-se que os empreendedores demonstram ser fortemente orientados ao propósito de difusão do estilo de vida vegetariano e vegano, para além de uma preocupação puramente comercial. O estudo contribui para um entendimento aprofundado sobre a visão dos empreendedores do ramo sobre a sustentabilidade. Apresenta, também, variadas práticas sustentáveis que estão ao alcance de diferentes empreendimentos e que podem contribuir para o meio ambiente, para as pessoas e para as organizações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).