COMPRAS DE MEDICAMENTOS: PADRONIZAÇÃO E SELEÇÃO EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO
Abstract
O processo de aquisição de medicamentos em órgãos públicos requer um conjunto de técnicas e procedimentos que envolve uma equipe multidisciplinar para o atendimento das suas necessidades. Faz-se necessária uma gestão comprometida e responsável por garantir o funcionamento da instituição, sem causar prejuízos à comunidade assistida e à equipe de profissionais executara da prestação de serviço, uma vez que são investidos altos valores do orçamento disponível. Daí a aquisição de medicamentos depende de seleção e padronização, cabendo aos estabelecimentos públicos recorrem à licitação, na modalidade pregão eletrônico, que condiciona economia e legitimidade no uso de recursos financeiros, cada vez mais contingenciados, observando que o pregão atribui flexibilidade ao ente público. O conhecimento das regras de compras de medicamentos e as demais questões que compreendem acondicionamento, armazenamento, preços, devem ser consideradas. Este estudo objetivou analisar a eficiência do processo de compras de medicamentos em um hospital veterinário público, com observação sistemática in loco e levantamento bibliográfico nas produções acadêmicas dos últimos anos, considerando o período de 2005 a 2019, indexadas nas plataformas de pesquisa Capes, Google Acadêmico e Scielo. Concluiu-se que a unidade hospitalar veterinária estudada desenvolve um processo de compras com eficiência e bem estruturado, contudo, falta-lhe melhor adaptação em padronização de fármacos e formalização da equipe envolvida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).