CONTÊINER NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO ACERCA DA VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE SÃO MARCOS-RS
Abstract
A construção civil sempre foi um setor de extrema importância para o desenvolvimento de toda a sociedade. Hoje, no Brasil, diferentes métodos construtivos vêm sendo utilizados, embora haja predominância pela alvenaria convencional. Diante do contexto de busca incessante por inovações que integrem redução de custos, sustentabilidade e redução de impactos ambientais, surge a possibilidade de utilização dos contêineres descartados na construção civil, tanto em projetos residenciais quanto comerciais. Limitando-se geograficamente ao município de São Marcos/RS, onde o método construtivo inovador é pouco empregado, o presente trabalho objetiva verificar a viabilidade de implementação de negócio voltado à execução de projetos residenciais com a utilização de contêineres. Para tal objetivo, a pesquisa aplicada atuou em duas dimensões. O caráter quantitativo, utilizando-se de questionários, foi empregado para análise estatística de parcela do público-alvo, com o intuito de verificar a viabilidade do empreendimento, especialmente frente aos aspectos culturais da região. Em um segundo momento, se fez uso de métodos qualitativos, através de entrevista semiestruturada, para levantamento de informações acerca do tema, destinados a conhecer características positivas e negativas do uso de contêineres na construção civil por parte de pessoas que já tiveram experiência com tal prática. Espera-se que os resultados obtidos, somados ao levantamento de custos de exemplo de projeto residencial com contêiner, possibilitem compreender se tal iniciativa de empreendimento teria probabilidades de sucesso.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).