PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA: ESTUDO COM PRODUTORES DA SERRA GAÚCHA
Abstract
O Brasil tem acompanhado o crescimento mundial da produção e demanda por alimentos orgânicos. Esses sistemas de produção podem contribuir para o desenvolvimento sustentável ao integrar práticas ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. A agroecologia, um dos sistemas agrícolas mais sustentáveis do mundo, pode contribuir com essa questão. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar, sob a perspectiva econômica, social e ambiental, se as práticas de produtores de orgânicos da Rede Ecovida de Agroecologia estão alinhadas com o desenvolvimento sustentável. Para isso, foram entrevistados produtores rurais de dois grupos do Núcleo Regional da Serra Gaúcha, de Caxias do Sul, sul do Brasil. Esses agricultores também foram acompanhados nas feiras realizadas para a comercialização do excedente de sua produção. Verificou-se, além das práticas sustentáveis, que esses produtores, suas famílias e os demais integrantes dos grupos têm na agroecologia uma filosofia de vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).