UM OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE DOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA PELA LENTE DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Abstract
Este artigo tem como objetivo, mediante revisão bibliográfica e pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados secundários no sistema nacional de informações sobre saneamento (SNIS) e no sistema nacional de informações sobre a gestão de resíduos sólidos (SINIR), analisar a sustentabilidade dos 52 municípios rondonienses pela perspectiva da gestão dos resíduos sólidos urbanos (GRSU). Para alcançar o objetivo, se reproduz argumentos sobre sustentabilidade e gestão dos resíduos sólidos. Ao analisar os resultados, destaca-se que a maioria dos municípios estudados não apresentam um plano de gestão integrada de resíduos sólidos conforme a Lei nº 12.305/2010. Por fim, infere-se que os dados no SNIS / SINIR são incompletos pela insuficiente atualização por parte das gestões municipais, mostrando assim, que os resíduos sólidos urbanos não estão sendo vistos de forma prioritária por muitos gestores públicos rondonienses.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).