GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
ESTUDO MULTICASO EM INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DE BENTO GONÇALVES
Abstract
Em decorrência da substituição de produtos artesanais, pelo trabalho assalariado e o uso de máquinas em sua produção, surgiu um aumento enorme da geração de resíduos sólidos. Com isso, as empresas precisam realizar suas operações sem gerar prejuízos para os seres vivos e para o meio ambiente, por meio de processos produtivos que utilizem racionalmente os insumos e sempre identificar e neutralizar seus danos ao meio ambiente. Por conseguinte, o estudo buscou analisar o conhecimento de duas organizações em relação à Gestão dos seus Resíduos Sólidos. Como metodologia de pesquisa, qualitativo-exploratória, a pesquisa foi implementada a partir do desenvolvimento de um estudo multicaso, por meio da realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada, mediante a aplicação de um Roteiro Básico de Questões. Sendo assim, foi possível analisar que as empresas estudadas possuem amplo grau de conhecimento acerca da gestão de resíduos sólidos, tendo-o difundido em seus processos, garantindo-lhes melhor adequação às normas e aumento da vantagem competitiva. Os principais motivadores identificados foram primeiramente a redução de custos, a vantagem competitiva e as pressões legais, visto que as melhorias se dão por necessidades internas da organização e não por pressão dos clientes. Com isso, foi notado que a gestão de resíduos trouxe benefícios com a adequação à legislação, melhor estruturação dos processos internos e melhora na qualidade das atividades realizadas e produtos ofertados. No entanto, observaram-se algumas dificuldades em decorrência da baixa inovação em alternativas eco sustentáveis, bem como os custos gerados com algumas classes de resíduos e com mão de obra adicional necessária.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).