LUZ NA PASSARELA QUE LÁ VEM ELAS: AS EMPREENDEDORAS DO E-COMMERCE DE MODA E ACESSÓRIOS
Abstract
Nos últimos anos, notou-se no Brasil uma elevação no número de mulheres que abriram pequenos negócios no setor de moda e acessórios. A proposta em questão não é das mais fácies, assim essas mulheres se deparam com dificuldades quando decidem empreender, e vislumbram no e-commerce um aliado para superação de obstáculos. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou averiguar as motivações, os desafios, e as perspectivas de microempreendedoras aracajuanas, do ramo da moda e acessórios, que atuam no comércio eletrônico. Logo, se caracterizou como uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada com seis microempreendedoras, por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados mostram questões financeiras, de foro íntimo e mercadológicas como as principais motivações que levaram as empreendedoras a abrirem seus negócios em formato eletrônico. Dentre os desafios enfrentados destacaram-se: concorrência do setor, falta de treinamento, de conhecimento, de confiança dos clientes e nelas próprias. Apesar disso as entrevistadas se mostram positivas com relação ao futuro do e-commerce e dos seus negócios, em sua maioria, planejam investir em conhecimentos e parcerias a fim de progredirem com seus empreendimentos.
Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino. Microempreendedora. E-commerce.
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