A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE AMBIENTAL EM OFICINAS MECÂNICAS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
Abstract
O objetivo do presente trabalho foi compreender como as oficinas de automóveis lidam com a problemática do descarte ambiental no município de Naviraí-MS. De forma específica, o trabalho buscou caracterizar quais os resíduos gerados pelas oficinas; identificar se as oficinas de automóveis se preocupam com a questão ambiental; e avaliar a percepção dos gestores sobre as práticas realizadas. Para tanto, a revisão da literatura investigou sobre: sustentabilidade e gestão ambiental, legislação ambiental, logística reversa e oficinas mecânicas. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação in loco em quatro oficinas mecânicas. Como principais resultados, observou-se que o descarte de materiais como estopas, papelão, plásticos, filtros usados e frascos de óleo lubrificante são realizados de forma incorreta. Apesar disso, o descarte de ferro velho, óleo usado e baterias automotivas são feitos de forma adequada, ou seja, ao combinar ganhos ambientais e financeiros isso auxilia na destinação correta dos materiais. Assim, evidenciou-se a necessidade da criação de um ou mais lugares exclusivos para o descarte correto dos resíduos gerados pelas oficinas de Naviraí. Além disso, discute-se a necessidade de ações de disseminação do conhecimento das normas e da conscientização ambiental dos empresários do setor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).