DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CONTRIBUIÇÕES DE UM BANCO PÚBLICO PARA O FOMENTO REGIONAL E A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Abstract
A existência de bancos públicos regionais com a finalidade de fomentar e desenvolver economicamente e socialmente uma região é amplamente discutida e alvo de diferentes visões e posicionamentos. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as opções de créditos para o fomento e o desenvolvimento sustentável, com base nas linhas aportadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a região Meio Oeste de Santa Catarina. O referencial teórico foi construído a partir de temas como desenvolvimento regional, sustentabilidade econômica, bancos públicos e fomento público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de casos, com a realização de entrevistas e pesquisa em dados secundários. Os resultados evidenciam que as linhas de crédito ofertadas pelo BNDES são capazes de auxiliar e contribuir com o fomento regional, pois sem esses incentivos o crescimento econômico seria muito mais difícil. Porém, ainda existem possibilidades de criação de novas linhas, as quais colaborariam ainda mais com o fomento econômico regional. Esta pesquisa, por fim, contribui teoricamente para demonstrar à sociedade em geral que o fomento econômico, ainda que público, pode estar alinhado à sustentabilidade, a fim de construir uma sociedade sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.Downloads
Published
2024-01-18
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).