O IMPACTO DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Abstract
O propósito deste artigo é apresentar de forma didática a tecnologia dentro do processo produtivo, mostrando seus principais benefícios e também a interação homem/máquina, identificando os pontos fortes de tal interação a fim de se obter maior produtividade e qualidade dentro das organizações e processos. A metodologia é baseada em uma coleta de dados realizada dentro de uma grande indústria de peças automotivas, trazendo uma análise quantitativa e qualitativa referente ao assunto abordado, o que contribui para um maior entendimento e desenvolvimento daquilo que é realizado dentro das indústrias. Tratando-se ainda da interação supracitada, será possível verificar as vantagens e desvantagens desta, através de demonstrações de tempos e ainda, que, apesar das operações industriais atualmente serem baseadas em tecnologia, é de extrema importância a presença do fator humano para o atingimento dos objetivos. Será possível também compreender quais são os fatores fundamentais, além das pessoas e das tecnologias, para o alcance dos propósitos da organização.
Palavras-chave: Tecnologia. Produção. Homem. Máquina.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).