MERCADO DE TRABALHO NA CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DE EGRESSOS
Abstract
Este artigo tem como objetivo identificar o perfil profissional dos últimos dez anos dos egressos de Ciências Contábeis de uma instituição pública situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Caracteriza-se como survey de abordagem descritiva e utilizou-se de estatística descritiva para compreensão dos dados obtidos. Para tanto, foi aplicado questionário adaptado de estudos precedentes. Os achados apontam que a maioria dos formados trabalham em empresas privadas da área contábil. Sua média salarial é de 2 (dois) a 5 (cinco) salários mínimos. O setor de atuação principal é o financeiro e administrativo. Uma das necessidades constantes é buscar por conhecimento tecnológicos. Além disso, foi possível notar que o nível de satisfação em relação a graduação em Ciências Contábeis é satisfatório. Uma preocupação dos egressos é a falta de oportunidades, isso pode ser, principalmente, por conta da crise econômica do país nos últimos anosDownloads
Published
2023-07-11
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).