COLETA SELETIVA MECANIZADA
ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS MORADORES CONTEMPLADOS PELA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VILHENA
Abstract
O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos moradores contemplados pela implantação da coleta seletiva mecanizada no Município de Vilhena do Estado de Rondônia. Quanto à abordagem, a pesquisa é quali-quantitativa; quanto aos objetivos, é descritiva; no que se refere aos procedimentos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso; no que diz respeito ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se de questionário e para análise dos dados do método de análise de conteúdo. Analisou-se as respostas dos moradores ao questionário de avaliação de satisfação sobre a coleta seletiva mecanizada. O trabalho justifica-se por tratar de um tema relevante e seus resultados permitirem verificar como a coleta seletiva mecanizada está sendo recebida pelos moradores nos bairros onde o serviço foi implantado. Constatou-se que 50% dos respondentes estão insatisfeitos, o que justifica a quantidade de reclamações recebidas. Destaca-se também, o fato de os contentores não suportarem a quantidade de resíduos descartados, fazendo com que o lixo fique espalhado pelo chão. Os resultados capturam um cenário preocupante no que diz respeito às inúmeras reclamações e evidencia que muito ainda pode ser feito para melhorar o processo. Conclui-se que existem diversas falhas apontadas no processo de implantação da coleta seletiva mecanizada em Vilhena.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).