ANÁLISE COMPREENSIVA DE INDICADORES DE DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVO
Abstract
A necessidade de modificar o padrão de produção e de consumo, para reduzir o ritmo de degradação ambiental já pode ser considerado como consenso, seja no meio social ou empresarial. A forma de promover as referidas modificações assumiu protagonismo nas organizações, bem como no meio científico. E, além disso, percebe-se, principalmente por agentes públicos, responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental, a pertinência de conceber um conjunto de indicadores de desempenho socioambiental, para facultar o acompanhamento do esforço em mitigar os impactos ambientais pelas organizações. Nesta perspectiva, foi desenvolvido o estudo com o objetivo de identificar um conjunto de indicadores de desempenho socioambiental que podem contribuir para a concepção de um modelo de gestão socioambiental, bem como proporcionar aos agentes públicos e também à sociedade em geral, o acesso à informação acerca do desempenho socioambiental organizacional. A revisão teórica sobre de autores, tanto seminais como contemporâneos, acerca do tema sustentabilidade, indicadores corporativos para a sustentabilidade e indicadores socioambientais, resultaram na identificação do modelo de Corporate Knights, que embasou a proposta de conjunto de indicadores para avaliação sistemático do desempenho socioambiental, nas suas três dimensões – ambiental, social e econômica. Entende-se que o conjunto de indicadores sugerido pode contribuir tanto para a academia como para os gestores organizacionais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).