MAPEAMENTO DE UM ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO
O CASO DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este artigo busca construir estratégias que possam enfrentar os problemas e aproveitar as oportunidades que as características da região Sul oferecem, gerando uma base de informações que permita identificar com mais precisão as oportunidades e forças desse ecossistema. Este trabalho foi desenvolvido e aplicado pelo Programa INOVA RS, que tem como objetivo incluir o Rio Grande do Sul no mapa global de inovação. A região é composta por 22 municípios e a cidade de Camaquã, na região sul do Programa INOVA RS, conforme a cobertura territorial dos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs) do Rio Grande do Sul (Portaria SICT nº 01/2020). Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, com a aplicação de questionários utilizando a ferramenta "Google Forms" para envio da pesquisa e tabulação dos resultados. A partir das respostas, foi possível analisar cinco dimensões importantes, a saber: talentos e conhecimento, capital financeiro, infraestrutura para inovação, instituições e legislação, e interação e qualidade de vida. Nas áreas que detêm o futuro para a região, foram listados os setores de agronegócio, saúde, economia marítima, energias renováveis e turismo. Este trabalho, portanto, contribui para a compreensão do ecossistema de inovação da região Sul e seus drivers podem ser utilizados para outros ecossistemas de inovação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).