MAPEAMENTO DE UM ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

O CASO DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

Este artigo busca construir estratégias que possam enfrentar os problemas e aproveitar as oportunidades que as características da região Sul oferecem, gerando uma base de informações que permita identificar com mais precisão as oportunidades e forças desse ecossistema. Este trabalho foi desenvolvido e aplicado pelo Programa INOVA RS, que tem como objetivo incluir o Rio Grande do Sul no mapa global de inovação. A região é composta por 22 municípios e a cidade de Camaquã, na região sul do Programa INOVA RS, conforme a cobertura territorial dos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs) do Rio Grande do Sul (Portaria SICT nº 01/2020). Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, com a aplicação de questionários utilizando a ferramenta "Google Forms" para envio da pesquisa e tabulação dos resultados. A partir das respostas, foi possível analisar cinco dimensões importantes, a saber: talentos e conhecimento, capital financeiro, infraestrutura para inovação, instituições e legislação, e interação e qualidade de vida. Nas áreas que detêm o futuro para a região, foram listados os setores de agronegócio, saúde, economia marítima, energias renováveis e turismo. Este trabalho, portanto, contribui para a compreensão do ecossistema de inovação da região Sul e seus drivers podem ser utilizados para outros ecossistemas de inovação.

Biografia do Autor

  • Crislaine Alves Barcellos de Lima, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Campus Capão do Leão
    Pós doutora em Ciências da Saúde; Doutora e Mestra em Fitossanidade; Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (UFPEL). Atualmente é gestora de Inovação na Unidade EMBRAPII InovaAgro/UFPel.
  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante
    Mestre em Administração (FURG), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Unopar), Especialista em Ciência Política (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação (IFMG), Licenciado em História (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante. 
  • Taynara Ribeiro Domingues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus Rio Grande
    Mestra em Administração (FURG); Especialista em Gestão de Negócios (SENAC); Bacharela em Engenharia de Produção (Faculdade Área 1). Atualmente é Gestora de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
  • Artur Roberto de Oliveira Gibbon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus Rio Grande
    Mestre em Administração (UFSC) e Bacharel em Ciências Contáveis (FURG). Atualmente é Diretor do OCEANTEC - Parque Científico e Tecnológico da FURG e Professor na FURG. Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - REGINP e coordenador do programa INOVA RS para a Região Sul.
  • Rosâni Boeira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Campus Anglo
    Bacharela em Direito (UFPel). Atualmente é Diretora Executiva Da Tecnosul Parque Científico e Tecnológico.
  • Samuel Vinicius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Rio Grande
    Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS); Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV); e Bacharel em Administração de Empresas (FURG). É professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Rio Grande.

Publicado

2025-08-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)