EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE TESES BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS ANOS

Autores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo reunir um portfólio bibliográfico sobre o tema "Educação Empreendedora". Foram identificadas 17 teses direcionadas ao tema. A análise bibliométrica revelou os principais programas e títulos base de cada tese. Também foram analisadas as universidades, a evolução temporal das publicações e as fontes utilizadas. Os títulos que tiveram maior citação sobre o tema incluíram a formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Introduction to information retrieval. Dentre os programas, Administração foi o mais recorrente. A pesquisa buscou contribuir para o conhecimento teórico sobre "Educação Empreendedora" e fornece uma base de dados relevante na área. No entanto, uma limitação foi o uso exclusivo da base de dados do Google Scholar (GS). Recomenda-se que futuras pesquisas explorem outras bases de dados, mantenham o levantamento atualizado periodicamente e usem uma abordagem mais sistemática para obter os resultados.

 

Biografia do Autor

  • David de Paula Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Atualmente é estudante do curso de Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante

    Mestre em Administração (FURG); MBA em Gestão estratégica de Negócios (Unopar); Especialista em Ciência Política (Uniasselvi); Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação (IFMG); Aperfeiçoado em Como ensinar a distância (Uniasselvi), Bacharel em Administração (FURG) e Licenciado em História (Uniasselvi). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante.

  • Gabriel Guerra Braga Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Bacharel em Administração (FURG); MBA em Gestão de Projetos; Especialista em Docência para Ensino Superior; Atualmente é estudante do Mestrado em Administração (FURG).

Publicado

2025-09-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)