EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE TESES BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS ANOS
Resumo
A pesquisa teve como objetivo reunir um portfólio bibliográfico sobre o tema "Educação Empreendedora". Foram identificadas 17 teses direcionadas ao tema. A análise bibliométrica revelou os principais programas e títulos base de cada tese. Também foram analisadas as universidades, a evolução temporal das publicações e as fontes utilizadas. Os títulos que tiveram maior citação sobre o tema incluíram a formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Introduction to information retrieval. Dentre os programas, Administração foi o mais recorrente. A pesquisa buscou contribuir para o conhecimento teórico sobre "Educação Empreendedora" e fornece uma base de dados relevante na área. No entanto, uma limitação foi o uso exclusivo da base de dados do Google Scholar (GS). Recomenda-se que futuras pesquisas explorem outras bases de dados, mantenham o levantamento atualizado periodicamente e usem uma abordagem mais sistemática para obter os resultados.
Downloads
Publicado
2025-09-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).