OLERICULTURA COMO FORMA DE VIABILIZAÇÃO DE RENDA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNCÍPIO DE BOA VISTA DAS MISSÕES – RS

Autores

  • Geneci da Silva Ribeiro Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maielen Lambrecht Kuchak UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Daniele Silva Martins de Oliveira Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Patrício Duarte Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Tanice Andreatta Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

RESUMO

O presente trabalho possui como objetivo analisar a inserção e expansão de produtos Olerícolas no mercado local de Boa Vista das Missões - RS. O estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva, sendo conduzido como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, no qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Na mesma, é desenvolvida como carro chefe a produção de olericultura. Toda a produção é destinada para a comercialização no município de Boa Vista das Missões – RS. Assim, para atingir outras regiões, o agricultor deve realizar investimentos na ampliação de terra para produzir maior quantidade de hortaliças. A comercialização dá-se de forma direta por meio da venda de porta em porta fortalecendo cada vez mais a relação de confiança entre produtor e consumidor. Em relação à matriz SWOT, verificou-se que a propriedade possui uma boa liderança, mas tem sido vulnerável perante os concorrentes, tem como oportunidades a busca por novas tecnologias como forma de melhorar a produção e auxiliar na atividade olerícola. Nas ameaças, têm-se as condições climáticas, o principal fator determinante na produção.

Biografia do Autor

  • Geneci da Silva Ribeiro Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

     

     Administradora, Especialista em Administração Pública, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agronegócios – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Maielen Lambrecht Kuchak, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

    Administradora, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agronegócios – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    E-mail: maielenkuchak@gmail.com

  • Daniele Silva Martins de Oliveira, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

    Daniele Silva Martins de Oliveira
    Administradora, Pós-graduanda em MBA, Finanças e Controladoria - Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

  • Patrício Duarte Rocha, Universidade Federal de Pelotas
    Técnico em Agropecuária, Matemático – Universidade Federal de Pelotas.
  • Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria

    Economista, Docente do Programa de Pós - Graduação em Agronegócio na Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

2020-03-01