OLERICULTURA COMO FORMA DE VIABILIZAÇÃO DE RENDA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNCÍPIO DE BOA VISTA DAS MISSÕES – RS
Abstract
RESUMO
O presente trabalho possui como objetivo analisar a inserção e expansão de produtos Olerícolas no mercado local de Boa Vista das Missões - RS. O estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva, sendo conduzido como um estudo de caso e pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, no qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Na mesma, é desenvolvida como carro chefe a produção de olericultura. Toda a produção é destinada para a comercialização no município de Boa Vista das Missões – RS. Assim, para atingir outras regiões, o agricultor deve realizar investimentos na ampliação de terra para produzir maior quantidade de hortaliças. A comercialização dá-se de forma direta por meio da venda de porta em porta fortalecendo cada vez mais a relação de confiança entre produtor e consumidor. Em relação à matriz SWOT, verificou-se que a propriedade possui uma boa liderança, mas tem sido vulnerável perante os concorrentes, tem como oportunidades a busca por novas tecnologias como forma de melhorar a produção e auxiliar na atividade olerícola. Nas ameaças, têm-se as condições climáticas, o principal fator determinante na produção.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).