INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO DO OESTE PAULISTA

João Paulo Alves Broto, Caio Cesar de Oliveira Silva, Erika Mayumi Kato-Cruz, Gustavo Yuho Endo, Alvaro Costa Jardim Neto

Resumo


Este trabalho teve por objetivo compreender como as redes sociais contribuem para o fomento ao empreendedorismo na região do Oeste Paulista. O crescimento do empreendedorismo no Brasil ocorreu devido à crise econômica que enfrentamos, isso porque, o empreendedorismo se mostrou uma solução para parte dos brasileiros que buscaram mudar a própria realidade. De forma paralela, percebeu-se o crescimento do uso das redes sociais, que sustentam um vasto mercado de ideias e abrangem uma gama variada de usuários, e, assim, caracteriza uma estrutura social formada por pessoas ou organizações, responsáveis por partilharem objetivos e valores em comum e estabelecerem conexões sociais, transmitindo informações em tempo real. Notou-se também que a população brasileira está se desenvolvendo rapidamente, de modo que a sociedade deve se adequar aos novos conceitos propostos. Por esse motivo, o crescimento da comunicação é um acontecimento que promove transformações até mesmo nos processos de gestão das empresas, pois impulsiona a obtenção de resultados satisfatórios, como a venda de seus produtos e/ou serviços. Pelo exposto, a questão que norteou este trabalho foi a análise da forma como as redes sociais influenciam no crescimento do empreendedorismo. Tratou-se de um trabalho qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso, aplicado em uma comunidade online de fomento ao empreendedorismo da região do Oeste Paulista. A partir desse trabalho, buscou-se encontrar evidências de que as redes sociais impactam positivamente no desenvolvimento do empreendedorismo na região, facilitam a comunicação e servem como um elo de aproximação entre os empreendedores.


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