PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A FELICIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA PLATAFORMA SPELL, DE 2005 A 2020

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB https://orcid.org/0000-0002-7383-8168
  • Érico Gabriel da Silva Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Flávia Furtado Rainha Silveira Instituto Federal de Brasília

Resumo

A Felicidade no trabalho é um tema recente, alvo de inúmeros debates que compõem as estratégias para as organizações otimizarem a qualidade de seus processos com base na valorização dos colaboradores. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o cenário nacional das produções científicas de artigos sobre Felicidade no trabalho na plataforma Spell entre 2005 e 2020, bem como, objetivos específicos: compreender os fatores que influenciam a construção da Felicidade no trabalho e analisar os benefícios que a mesma pode levar para a organização e para os colaboradores. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia bibliométrica e bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. Como resultado de pesquisa tem-se que a partir do ano de 2015 as produções foram mais intensificadas, sendo as áreas de conhecimento que mais investigaram o tema: Administração, Sociologia e Psicologia. Os fatores que contribuem para a Felicidade no trabalho partem de pressupostos individuais do trabalhador e da organização como: programas de Gestão de Pessoas de motivação, incentivo e plano de carreira para os colaboradores, ambiente que proporcione sociabilização e recreação e atendimento psicossocial para amparar o trabalhador diante das pressões e rápidas mudanças no cenário mercadológico configurado pelo mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Biografia do Autor

  • Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB
    GradUado em Administração, UNEB (2002), MBA Gestão de Negócios e Varejo, FIPECAFI (2006), mestrado em Ciências da Educação (2012), doutorado em Ciencias Administrativas (2013) e doutorado em Ciências da Educação (2014), Universidad San Carlos - Assunção - PY, pós-doc em Psicologia, Universidad Kennedy, Buenos Aires AR (2015), cursando Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional na Universitat Jaume I, Espanha.
  • Érico Gabriel da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB
    Tecnólogo em Gestão Pública.
  • Flávia Furtado Rainha Silveira, Instituto Federal de Brasília
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Brasília- IFB, ministrando aulas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional nos cursos técnicos e superiores. Ademais, orienta trabalhos de Conclusão de Cursos nas áreas de: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Engajamento e processos psicossociais do trabalho. Atuou como coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e Técnico em Serviços Públicos. Atualmente, é Assessora para Projetos Especiais e Educação da Distância do Campus Brasília/ IFB.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)