PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A FELICIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA PLATAFORMA SPELL, DE 2005 A 2020
Abstract
A Felicidade no trabalho é um tema recente, alvo de inúmeros debates que compõem as estratégias para as organizações otimizarem a qualidade de seus processos com base na valorização dos colaboradores. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o cenário nacional das produções científicas de artigos sobre Felicidade no trabalho na plataforma Spell entre 2005 e 2020, bem como, objetivos específicos: compreender os fatores que influenciam a construção da Felicidade no trabalho e analisar os benefícios que a mesma pode levar para a organização e para os colaboradores. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia bibliométrica e bibliográfica com abordagem quali-quantitativa. Como resultado de pesquisa tem-se que a partir do ano de 2015 as produções foram mais intensificadas, sendo as áreas de conhecimento que mais investigaram o tema: Administração, Sociologia e Psicologia. Os fatores que contribuem para a Felicidade no trabalho partem de pressupostos individuais do trabalhador e da organização como: programas de Gestão de Pessoas de motivação, incentivo e plano de carreira para os colaboradores, ambiente que proporcione sociabilização e recreação e atendimento psicossocial para amparar o trabalhador diante das pressões e rápidas mudanças no cenário mercadológico configurado pelo mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).Downloads
Published
2022-03-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).