O QUE DIZEMOS SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS?
Abstract
O objetivo deste trabalho de caráter teórico-empírico é mapear a produção científica internacional sobre mulheres empreendedoras ou ‘empreendedorismo feminino’ em uma das principais bases de dados internacionais, a ISI Web of Knowledge/Web of ScienceTM, no recorte temporal entre os anos 1976 e 2014, analisando os registros que apresentam os termos selecionados para a busca, com base em revisão de literatura sobre a temática em questão. Como revisão teórica inicial, apresenta-se uma seção introdutória com um quadro geral sobre lacuna teórica ainda existente de estudos de gênero na área de empreendedorismo. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em trabalhos acadêmicos na Web of Sciencetm. Como principais resultados das análises foram identificadas a quantidade de artigos em evolução atingindo seu ápice no 2014 e os artigos mais citados que apresentam abordagens distintas, ora problematizando o gênero em perspectivas feministas ora apresentando diferenças naturalizadas ou socialmente moldadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).