FIDELIDADE DOS COOPERADOS: UM ESTUDO DA COOPERATIVA AGRÁRIA SÃO JOSÉ LTDA. DE JAGUARI/RS
Abstract
A fidelidade do associado é muito importante e muitas vezes decisivas para o fortalecimento dos negócios da cooperativa. Este artigo têm por objetivo analisar a fidelidade dos associados da Cooperativa Agrária São José LTDA/RS, bem como identificar os fatores que levam os cooperados a depositar ou não, a sua produção na Cooperativa. Os dados foram coletados através de questionários com questões fechadas, aplicados a um número de quarenta associados, e também por meio de uma entrevista semiestruturada com o presidente da Cooperativa. Já os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e leituras em artigos científicos. O estudo identificou que em torno de 70% do quadro social da organização é fiel e opera somente com a cooperativa, concluiu-se também que o preço pago na produção dos cooperados em outros estabelecimentos comerciais é o fator motivador para que ocorra o desvio na produção. Observou-se também que os cooperados sentem-se donos do negócio e estão satisfeitos com o bom atendimento prestados pelos colaboradores da cooperativa, com a assistência técnica, e demonstram que confiam na organização.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).