A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
O presente estudo teve como objetivo geral verificar a percepção dos discentes investigados quanto a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Em termos específicos visou: caracterizar os investigados quanto parâmetros sociais acadêmicos, analisar o nível de entendimento sobre conceito, fundamentos e implicações da RSE e, verificar o nível de consciência ambiental da investigada. O mesmo ocorreu em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no município de Icó-CE, junto aos discentes dos cursos do período noturno e transcorreu de agosto a novembro de 2016. Caracteriza-se por ser um estudo de natureza básica, exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa de campo ocorreu em meados de outubro de 2016, através da aplicação de um questionário junto aos discentes. A escolha dos investigados se deu por meio de uma amostragem e as informações coletadas foram tabuladas pelo programa Microsoft Excel versão 2010 e analisada através de distribuição de frequência. No contexto geral constatou-se que apesar do mínimo conhecimento à respeito dessa questão, no que trata das variáveis relacionadas a contribuição da RSE para a competitividade e maior conhecimento, os discentes pesquisados apontam para uma certa compreensão de como a mesma é fundamental para melhor desempenho e desenvolvimento das organizações. Desse modo, nota-se quão fundamental é estender a disseminação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como ferramenta estratégica no fortalecimento da gestão e competitividade das organizações, por isso a importância de se realizar essa pesquisa, analisando pois, os indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade no mercado que exige constantemente novas práticas de mudanças competitivas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).