FERRAMENTA DE PREDIÇÃO DAS DIFICULDADES FINANCEIRAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Abstract
Na literatura existe uma vasta produção sobre modelos de predição da saúde financeira das empresas, porém quase todos voltados para empresas de grande porte, das quais seus índices para aferição são facilmente extraídos de publicações trimestrais. As micro e pequenas empresas, por outro lado, representam 99% da economia brasileira. Elas possuem personalidade jurídica limitada e não são obrigadas a publicar suas informações, dificultando-se o acesso aos dados que poderiam ser utilizados para enfrentamento das dificuldades que imputam em seu falimento. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo identificar os indicadores financeiros de maior relevância para a predição da saúde financeira das MPE’s. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e explicativo. As informações foram tratadas com a utilização da análise multivariada de dados, por meio da ferramenta análise discriminante, com método stepwise utilizando o critério Wilk’s Lambda. No resultado foram selecionados três indicadores com maior poder de predição da situação econômico-financeira das MPE’s, foram elas o lucro, o capital circulante líquido e o endividamento, e formaram a função discriminante. Os principais resultados da pesquisa sinalizam que: os indicadores financeiros de maior relevância para a predição da saúde financeira das MPE’s são a indisponibilidade e inapropriadas linhas de créditos que comprometem o endividamento e Capital Circulante Líquido, enquanto que: a forte concorrência e o desconhecimento de práticas profissionais em gestão afetam diretamente o lucro.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).