ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA PROPRIEDADE RURAL
Abstract
Este trabalho apresenta análise de uma propriedade rural no município de Sagrada Família- RS, de forma a verificar se ela obtém renda agrícola nas culturas de soja, milho, trigo, feijão e pecuária leiteira. Para isso, foi realizado um levantamento dos dados de produção e inventário de bens, máquinas e equipamentos, a partir do modelo de estudo de Lima et al. (2005), através de cálculos, chegou-se a renda global da propriedade, a qual apresentou números satisfatórios, demonstrando que a propriedade se reproduz economicamente e está em situação de acumulação, visto que, seu resultado global se encontra bem acima do nível de reprodução simples. Também buscou-se identificar qual atividade apresenta melhor desempenho, assim fez-se um estudo individualizado de cada cultura, onde considerou-se que cada atividade desenvolvida na propriedade se destacou em um determinado quesito, a citar: a cultura que melhor remunera o trabalhador foi o feijão seguido pelo milho, por se tratar de culturas que exigem pouca mão de obra; ao analisar a produtividade por hectare utilizado, observou-se que o leite se destaca pelo alto rendimento por hectare, necessitando pouco espaço para sua realização, porém é uma atividade intensiva de trabalho; no desempenho global, a cultura que apresentou maior resultado foi o leite, quase empatado com a soja; já o trigo apresentou os menores resultados em todos os quesitos, em seu desempenho global chegou a ficar negativo. De forma geral, averiguou-se que a propriedade estudada, conseguiu formar um significativo patrimônio, o que propicia melhorias nas condições de trabalho, assim como, na qualidade de vida da família.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).