O (DES)CAPITAL SOCIAL NA FORMAÇÃO DE REDES DE EMPREENDEDORES: ESTUDO EM UM AGLOMERADO DE CONFECÇÕES
Abstract
Este trabalho analisou como estão sendo construídas redes de empreendedores baseadas no (des)capital social em um aglomerado de confecções no nordeste brasileiro. O estudo de abordagem qualitativa e estratégia de estudo de caso foi realizado em micro e pequenas empresas. Como resultados das análises, identifica-se o fenômeno do empreendedorismo como vigoroso, mas prevalece a lógica competitiva em detrimento da cooperação e do coletivo, não tendo se observado manifestações significativas de capital social, este compreendido como a capacidade de uma sociedade de estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas à produção de bens coletivos. O capital social e o empreendedorismo manifestam-se como um modelo patchwork, tecido feito com a união de retalhos de tamanhos, texturas e cores diferentes, mas que formam um todo harmônico, no qual os pequenos pedaços de pano (núcleos familiares) ainda não são costurados pelo capital social. Característica do empreendedorismo, a criação de empresas por spin-off também foi evidenciada, apesar dos contrastes teóricos com seus contextos de alavancagem, o que sinaliza para um modelo organizacional pós-fordista, como a especialização flexível, que ainda carece de evidências empíricas, tanto para corroborar a teoria como para acrescentar dados novos.Downloads
Published
2016-10-15
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).