ANÁLISE DO DESEMPENHO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS APÓS AÇÕES DE CONSULTORIA RURAL
Abstract
A consultoria rural, sendo modulada de acordo com a especificidade de cada propriedade produtora de leite, pode motivar melhoria de resultados, principalmente em relação à sustentabilidade da atividade, desde que o produtor esteja disposto a implantar e executar aperfeiçoamentos, estratégias e orientações dos consultores. A partir de metodologias, mecanismos e processos, a consultoria pode ser um meio de apoio e desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, por sua importância alimentar, econômica e social, além de seu dinamismo. O estudo descreve cinco propriedades, examinadas ao longo de seis anos (2012 a 2017), que empregaram amparo de uma consultoria rural. Devido às particularidades de cada propriedade, não é possível fazer comparações entre elas, mas, destacar as que obtiveram maior rendimento e o melhor desempenho, como no caso da propriedade que ultrapassou os 190% em aumento de litros de leite produzido, e a que superou os 52% de lucratividade, após o trabalho da consultoria. Visto que a maioria dos produtores rurais almeja produtividade e lucro, fitando a perpetuação da atividade, os dados da pesquisa mostraram que o investimento em trabalho de consultoria rural mostrou-se eficiente, dentro do escopo de trabalho a que se propos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).