AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS BRASILEIROS
Abstract
Com a crescente busca por soluções que sejam responsáveis com o meio ambiente e sociedade, os parques científicos e tecnológicos têm um importante papel no desenvolvimento de ações, produtos e serviços. A partir disto, o presente estudo buscou identificar e caracterizar as ações de responsabilidade socioambiental promovidas pelos Parques Científicos e Tecnológicos Brasileiros. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada como qualitativa, que utilizou um formulário eletrônico para a coleta dos dados. Um total de 14 parques brasileiros responderam o contato realizado. Com relação aos resultados, foi possível identificar as ações que estão sendo tomadas pelos parques nas dimensões econômica (acesso ao crédito, acesso ao conhecimento, disponibilização de infraestrutura e tecnologia, elaboração de eventos, programas e projetos foram verificados), ambiental (realização de pesquisas, gestão de resíduos sólidos, geração de energia renovável, eventos que possibilitam a discussão do tema, plantio de mudas e árvores, economia de recursos) e social (oferecer oportunidades melhores aos jovens e pessoas em busca de capacitação e oportunidades de trabalho).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).