MENSURAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO PROGRESSO CIENTIFICO RELACIONADO AO TERMO GREEN MANUFACTURING
Abstract
Cada vez mais o tema “green manufacturing” ou manufatura verde vem se destacando nos processos de trabalho da indústria. Com isto ocorre uma busca crescente de pesquisas para seguir esta tendência. O documento teve como objetivo apresentar os resultados de um estudo bibliométrico que buscou verificar o perfil dos artigos científicos na base de dados Scopus sobre o termo “green manufacturing”, no período de 2000 a 2020. Para a realização deste artigo, foi executada uma pesquisa descritiva quantitativa; quanto ao procedimento metodológico, foi de tipo bibliométrico. Para a organizar as informações, foi utilizada uma tabulação de dados no software Excel, e para geração do cluster de palavras e autores, o software VOSviewer. Nos resultados bibliométricos com o termo “green manufacturing” publicados na base Scopus, nos anos de 2000 a 2020, percebeu-se um número reduzido de artigos no período de dez anos, totalizando 985 publicações, e também o levantamento apurado dos principais autores, universidades, países e áreas do conhecimento bem como os periódicos mais relevantes na área. As principais expressões utilizadas, com auxílio do software VOSviewer, para retirar e analisar o clusters de palavras e as redes de coautorias dos principais autores.Downloads
Published
2021-05-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).