REAPROVEITAMENTO DA CASCA DE ARROZ: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL ENTRE 1984 - 2020
Abstract
Considerando-se a grande quantidade de resíduos gerados na produção do arroz, as amplas possibilidades de utilização destes em reciclagem através da integração entre as empresas e a pesquisa científica, e a não existência de revisões sistemáticas e bibliométricas sobre o reaproveitamento do arroz, o presente artigo objetiva apresentar uma analise bibliométrica da literatura mundial sobre o assunto nas bases de dados Science Direct, Scopus e Web of Science. Para tanto, procede-se uma pesquisa diagnóstico, exploratória, quantitativa e bibliográfica sob a lente bibliométrica de Tello-Gamarra et al. (2018). Dentre os principais resultados, observa-se o início das pesquisas começando na década de 1980 e atingindo seu auge na década de 2010. A maior parte dos principais países a publicarem sobre o tema estão no continente asiático, assim como as instituições mais produtivas são chinesas, a saber: Chinese Academy of Sciences e Ministry of Education China. Além disso, os autores mais produtivos também são asiáticos: Sahrin Ahmed (malásio), Hiroshi IIzuka (japonês) e Pil Joo Kim (sul-coreano). O journal mais produtivo é o Biouresource Technology, a maior parte dos estudos está publicada em língua inglesa e são artigos teórico-empiricos publicados em journals. Diante disso pode-se atrelar ao fato de que a maior parte da produção de arroz está sendo performada na Ásia, bem como novas propostas da utilização dos resíduos do arroz têm propiciado a prospecção de ideias inovadoras que tem gerado desenvolvimento ao continente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).