ANÁLISE DA TOMADA DE DECISÃO NAS SMART FARMING: APOIO, DESENVOLVIMENTO E EXPLORAÇÃO DE PERSPECTIVAS FUTURAS
Abstract
A Smart Farming é o desenvolvimento que enfatiza o uso da tecnologia de informação e comunicação no ciclo de gerenciamento das propriedades rurais. Novas tecnologias, como a Internet das Coisas e Computação nas nuvens, devem alavancar o desenvolvimento e introdução de robôs e inteligência artificial na agricultura, impulsionando na forma como serão tomadas as decisões. Sendo assim, este artigo visa caracterizar o conhecimento científico contido nas principais bases de dados sobre a tomada de decisão na Smart Farming, descrevendo suas perspectivas. A revisão sistemática da literatura é usada para analisar os estudos publicados, avaliar contribuições, resumir conhecimentos e identifica implicações para futuras pesquisas. A análise mostrou que a tomada de decisão na Smart Farming vai além da produção primária; influenciando toda a cadeia de suprimentos agrícola. A utilização de grande quantidade de dados e informações está ajudando no entendimento das atuais operações agrícolas para impulsionar decisões operacionais em tempo real e redesenhar processos de negócios para modelos mais eficientes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).