A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
Abstract
As atividades produtivas interferem diretamente no estado emocional, físico e psicológico das pessoas. Considerando as novas demandas organizacionais que buscam a intensificação de produtividade e lucros diante da alta competitividade do mercado empresarial, nota-se a maior incidência de afastamentos de trabalhadores por casos relacionados a saúde mental. Diante disso, o objetivo do artigo é refletir sobre a necessidade e importância de promover a saúde mental nas organizações.
A pesquisa foi realizada a partir do procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram consultados artigos, dissertações e monografias com delimitação temporal de 10 anos, publicados nos repositórios digitais: Google Scholar, Scielo, Bvs e Capes. Com a pesquisa foi possível compreender que a saúde mental interfere diretamente sobre o bem-estar e produtividade do colaborador, de forma que a importância e necessidade da promoção de estratégias de saúde mental nas organizações são para a redução de custos com o absenteísmo, afastamentos e erros na execução das tarefas, bem como, para a construção de um ambiente de trabalho saudável que contribua para a boa produtividade e composição de desenvolvimento estratégico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).