ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO BRASIL
Abstract
Este estudo envolve uma análise bibliométrica acerca da produção científica sobre Logística Humanitária no Brasil entre os anos de 2015 a 2020, utilizando a base de dados Scopus como ferramenta para coleta de dados. Em relação a metodologia, esta pesquisa envolve uma análise bibliométrica na base Scopus, sendo encontradas 394 publicações para o mapeamento das informações, gerando indicadores de autores, países, instituições, áreas e anos de publicações. Ainda, os resultados apresentaram um ranking com cinco colocações por número de publicações dentre as categorias estabelecidas, apontando Adriana Leiras como principal pesquisadora sobre a temática, com destaque para produção científica da PUC-RIO a qual está vinculada. Ademais, observou-se um crescimento expressivo no número de publicações a partir de 2018 sobre logística humanitária. Diante do exposto, ressalta-se a importância de estudos sobre a temática em questão, bem como o estímulo e investimento neste campo de conhecimento para que novas pesquisas possam ser desenvolvidas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).