UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NA AMÉRICA DO SUL SOBRE MARKETING VERDE NO PERÍODO 2002-2021
Abstract
As organizações, que se empenham em oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades da sociedade, têm adotado o viés ambiental e as práticas sustentáveis em suas estratégias mercadológicas. Esse cuidado e preservação do meio ambiente, através da produção e comercialização de produtos e serviços que não o prejudiquem, fizeram emergir um novo segmento na área mercadológica, chamado de ‘marketing verde’. O objetivo do estudo é analisar as evidências científicas sobre marketing verde. Este artigo possui uma abordagem qualitativa, no qual foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de analisar as evidências científicas sobre marketing verde. Foram pesquisados artigos indexados na base de dados SciELO Citation Index. Como resultado, apresenta-se o panorama do marketing verde nas organizações na América do Sul, evidenciando as práticas utilizadas, a forma como é abordado em aspectos estratégicos e os principais desafios das organizações ao utilizá-lo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).