A FORMAÇÃO DE GESTORES DO AMANHÃ E A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO FRENTE A SUA CARREIRA

Authors

Abstract

O mundo está em constante desenvolvimento e, considerando os diversos cenários que se apresentam, torna-se necessário que os profissionais se preparem para o mercado de trabalho. Algumas tendências tecnológicas tiveram impactos no profissional da administração, incluindo: otimização das atividades e aumento da produtividade, mudanças nas modalidades de trabalho e inovações tecnológicas nas organizações. Portanto, é importante desenvolver competências e trabalhar no plano de carreira dos estudantes para que eles se adaptem melhor a esse novo mercado de trabalho. Este artigo teve como objetivo compreender a carreira dos alunos do curso de Bacharelado em Administração, examinando o perfil e as competências dos alunos no último período do curso, e identificar as áreas de maior interesse para eles. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos alunos identificou as oportunidades e ameaças que o mercado de trabalho apresenta para suas profissões no momento. Além disso, uma parcela significativa dos entrevistados se considera preparada para atuar no mercado de trabalho.

Author Biographies

  • Murilo Campos Rocha Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

    Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

  • Paloma Munhoz Silva, UNINASSAU-Petrolina, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

    Bacharel em Administração pela UNINASSAU-Petrolina, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

  • Marcos Alberto Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

    Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

  • Josefa Edileide Santos Ramos, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

    Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

  • Marcelo da Costa Borba, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

    Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil.

Published

2025-01-22