MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER: UM ESTUDO COM MULHERES EMPREENDEDORAS

Christienne Lopes Silva, Emiliane Lourdes Silva, Caissa Veloso Sousa, Alexandre Gomes Nick

Resumo


As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço em diversas áreas profissionais, inclusive quando são as próprias empreendedoras. No Brasil, no ano de 2018, as taxas de empreendedorismo iniciais por gênero apontam crescimento entre as mulheres. No entanto, foi identificado que as empreendedoras enfrentam maiores dificuldades em sua trajetória em relação aos homens. Como fatores principais destacam-se as barreiras financeiras e o aceso às informações e orientações empreendedoras. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais motivos que levaram mulheres, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana, iniciarem seus próprios negócios. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo entrevistadas onze mulheres que estão no mercado empreendedor há mais de um ano. Os resultados obtidos na pesquisa mostram semelhanças de características entre as empreendedoras, tais como: perfil da mulher empreendedora, dificuldades no percurso de seu negócio e reconhecimento pessoal e profissional. Verificou-se que as entrevistadas empreenderam movidas pela necessidade, e não por oportunidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.