ANÁLISE DE CUSTOS DE LINHA DE PRODUTOS DE CONFEITARIA EM UMA PANIFICADORA
Abstract
O setor de padaria e confeitaria está mudando de formato e apresenta cenário de crescimento de faturamento, o que demanda profissionalização na gestão destas organizações. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral identificar o mark up dos produtos da linha de confeitaria de uma panificadora, tendo como objetivos específicos: Identificar a linha de produtos de confeitaria; Coletar o tempo de produção dos produtos em estudo; Levantar a formulação dos produtos; Mensurar custos e despesas; Desenvolver planilha eletrônica para a composição dos custos; Comparar os resultados obtidos com o preço de venda praticado; Apresentar o mark up dos produtos; e Propor sugestões de melhorias. O estudo buscou ainda, elucidar a seguinte problemática: Qual o produto da linha de confeitaria que apresenta maior margem de venda e de mark up? No caminho metodológico, a pesquisa enquadrou-se, em relação a abordagem como dedutiva, qualitativa e quantitativa; em relação aos procedimentos como descritiva e estudo de caso e, como técnicas de coleta e análise de dados, observação, folha de verificação, entrevista, pesquisa documental, análise de conteúdo e planilha eletrônica. Conclui-se com o estudo, que entre os 32 (trinta e dois) produtos analisados, o Produto 1 apresentou a maior margem de venda (R$ 22,87), enquanto o Produto 5 teve maior mark up (132,72%).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).