SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA
Abstract
Em um ambiente organizacional, o Sistema de Informação Gerencial (SIG) corretamente alimentado com informações verossímeis possibilita uma tomada de decisão mais consciente, garantindo relatórios precisos que possibilitam corrigir problemas persistentes dentro da organização. Este trabalho buscou analisar como os sistemas de informação auxiliam na tomada de decisão dos gestores do Sindicato dos Bancários de Brasília. Os sistemas são ferramentas de excelência primordial, podem transformar dados em informações, agregam conhecimento e promovem soluções para problemas gerenciais em uma instituição sindical. Foram abordados os conceitos de sistema de informação, gestão sindical, análise de processos administrativos, além da definição, como sujeitos da pesquisa, dos gestores e usuários dos sistemas do sindicato. Com esse intuito, adotou-se uma metodologia neste estudoquantitativo, com aplicação questionário e uma análise exploratória, através de dados, fluxogramas verticais e uma pesquisa, a fim de compreender como os sujeitos tomam suas decisões através dos sistemas atuais no sindicato, consequentemente facilitar uma compreensão mais adequada do tema por parte dos gestores da entidade e demais leitores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).