PROPOSTA DE CONTROLE DE QUALIDADE NAS FASES DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SOB A ÓTICA DA ISO 9001
Abstract
Esta pesquisa buscou elaborar uma proposta de controle de qualidade nas fases de verificação e validação da gestão de projetos atendendo aos requisitos da Norma ISO 9001 em uma empresa do setor metalmecânico situada na cidade de Condor no Rio Grande do Sul. Para levantamento dos dados usou-se o método qualitativo de pesquisa através de entrevista semi-estruturadas e análises documentais. Com a análise dos dados observou-se que a empresa não possui uma ferramenta de controle formal de sua qualidade e nem cronograma do processo de desenvolvimento de projetos. As ferramentas propostas para o controle do desenvolvimento de projetos foram o Cronograma de projeto e o Gráfico de Gantt, os quais apresentam as principais fases de um projeto e seus respectivos tempos de duração. Para uma melhor eficácia do controle da qualidade sugeriu-se ainda o uso do Diagrama de Causa e Efeito e um Check list para análise de falhas. Juntas essas ferramentas oferecem a empresa um maior controle tanto das operações envolvidas no projeto quanto dos recursos necessários para a execução do mesmo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).