ADMINISTRANDO UM MUNDO POSSÍVEL: UM PANORAMA INTERNACIONAL DE PESQUISAS SOBRE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
Abstract
Considerado um campo de evolução no estudo histórico, o empreendedorismo sustentável surge como uma modalidade de apoio ao funcionamento e implementação de estratégias sustentáveis para as organizações. Apesar da relevância do tema, ainda se dispõe de muitas inquietações sobre as origens, definições, características, e cenário das produções acadêmicas desse campo de estudo. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o panorama geral da bibliografia nacional e internacional sobre o empreendedorismo sustentável. Para isso, buscou-se realizar um estudo bibliográfico de cunho histórico, com base na abordagem qualitativa, em bases de pesquisas indexadas como: Emerald, Proquest, Spell, Scielo e Anpad. Os resultados obtidos evidenciam que as produções acadêmicas, na perspectiva nacional e internacional, possuem fortes distinções. As bases de pesquisa com maior publicação de estudos na área referem-se a Scielo e Emerald. Percebe-se que o estudo contribuiu para o delineamento da teoria do empreendedorismo sustentável, por trazer uma discussão reflexiva e histórica acerca do assunto.Downloads
Published
2019-11-13
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).